A Medicina Esportiva - também chamada de Medicina do Exercício e do Esporte - é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, responsável pelo cuidado da saúde do indivíduo que realiza algum exercício físico ou esporte de forma profissional ou amadora.
O foco é o cuidado com a saúde do paciente como um todo, tendo o exercício físico e o esporte como ferramentas de análise para melhorar a qualidade de vida e o desempenho do indivíduo em suas práticas físicas.
O médico do exercício e do esporte atua de forma ampla, tendo como diretriz a fisiologia do exercício, a prevenção de problemas de saúde e a melhora do desempenho de pacientes envolvidos em esportes amadores profissionais e não competitivos.
É um profissional com formação clínica com conhecimentos em diversas áreas da medicina, como cardiologia, ortopedia, imunologia, endocrinologia, nutrologia e até medicina do sono.
Este especialista realiza avaliações de saúde que vão desde a fase anterior à prática do exercício até os cuidados de saúde pós-exercício, suprindo demandas recorrentes para praticantes de atividades físicas comuns e atletas profissionais de alto rendimento.
Com o avanço do setor, técnicas cada vez mais inovadoras auxiliam o médico do exercício e do esporte na preparação dos atletas, como o uso de análises laboratoriais para individualizar cargas de treino ou períodos de descanso a fim de prevenir lesões musculares.
O profissional também pode: Encomende vários exames clínicos e laboratoriais Realizar intervenções invasivas e não invasivas.
Faça uma análise de desempenho físico Propor programas de exercícios e dietas com propósitos específicos Coordenar equipes de saúde esportiva Gerenciar projetos de tecnologia e inovação no esporte Acompanhamento e orientação sobre doping para atletas de alto rendimento.